Alex Atala, Helena Rizzo compram seus produtos e você também poderá fazer isso na Feira Viva. Conheça mais sobre ele.

O José Ferreira, do Sítio Agroflorestal São José localizado na Serra do Mar, perto de Paraty, começou um projeto na sua roça em meados dos anos 2000, com a intenção de tirar 100% do seu sustento de sua plantação.

O sistema agroflorestal foi a chave para essa mudança. O que atingiria em dez anos chegou em cinco. Hoje, ele administra um sítio que é exemplo de lugar que trabalha a agricultura ecológica. Com um sistema que seja produtivo, mas que não agrida o meio ambiente.

Desde o início do projeto, José e sua família realizaram o plantio de mais 110 mil mudas. Entre as espécies nativas raras, estão presentes algumas ameaçadas de extinção. Esse total representa cerca de dois hectares de reflorestamento.

Entre os produtos do Sítio São José que são utilizados pelo ATÁ e o Maní Manioca e estarão disponíveis na FEIRA VIVA, estão suas deliciosas conservas, farinhas inusitadas e cheias de nutrientes, geleias de frutas raras e muitos outros produtos que nasceram a partir dos desafios para escoar sua produção agrícola aos centros de venda, que levaram o Zé Ferreira a desenvolver apuradas técnicas de conservação, para mais agregar valor ao seu, já nobre, produto agroflorestal.

Sobre a Feira Viva

Uma feira que busca estreitar as relações entre a agricultura, o meio ambiente e a gastronomia, com forte apelo regional. O objetivo da Feira Viva é fomantar iniciativas que representem modernas práticas de gestão levando produtos únicos e de forte identidade cultural às mesas da alta gastronomia de São Paulo. O evento inédito trará para os consumidores paulistanos alimentos com os melhores sabores brasileiros, produzidos sob o conceito de terroir. O termo francês designa a origem dos produtos e suas particularidades regionais na oferta de uma alimentação saudável.


Tags:

agrofloresta, feiraviva, meioambiente, santanderbrasil
[social_warfare]