Extração da Polpa do Juçara

Você com certeza já ouviu falar no palmito Juçara, certo?

Mas você sabe que do fruto da Juçara pode-se extrair uma polpa deliciosa e nutritiva? O fruto dessa palmeira é muito similar ao açaí da Amazônia, tanto no sabor como no valor nutricional, apresentando quantidades de até três vezes mais antioxidantes que seu primo amazônico.

A palmeira Juçara (Euterpe edulis) é nativa da Mata Atlântica. Ficou em risco de extinção por causa da extração indiscriminada do palmito e é imprescindível no equilíbrio e qualidade da floresta por ser considerada uma espécie-chave desse bioma, pois seus frutos, sementes e plântulas servem de alimento para uma grande quantidade de animais que lá vivem.

Convidado

Pensando nisso, o Doutor Leandro Francisco do Carmo, Pós-Doutorando do Laboratório de Frutas e Hortaliças da ESALQ/USP e especialista em colheita de frutas nativas, iniciou um novo negócio a partir de produtos feitos da polpa do fruto da palmeira Juçara.

Ao consumir do fruto, estimula-se o plantio e inibe-se o corte ilegal da palmeira, garantindo que a árvore seja mantida por muitos anos. A colheita é realizada sem causar danos à planta e toda a polpa produzida resulta na produção de sementes para plantio e repovoamento da espécie.

Na Feira Viva Edição Verão você vai conhecer essa planta e participar da feitura de uma deliciosa receita e de uma degustação junto com o Dr. Leandro. E vai poder levar para casa a polpa. Aproveite!

Convidados:

Dr. Leandro Carmo

Prato
Sobremesa