Nós teremos a presença mais que especial da Artiz na Feira Viva! A Artiz é uma loja com um projeto de curadoria de artesanato tradicional brasileiro, design e arte popular – que tem como objetivo aproximar artesãos apoiados pela Rede Artesol do público consumidor. A marca comercializa objetos exclusivos de diversas regiões do País, feitos por 50 diferentes grupos de artesãos nas técnicas de trançados, rendas, bordados, cerâmicas e tecelagem.
Todo lucro da Artiz é revertido para a ong ArteSol, que atua na valorização do artesanato tradicional e na capacitação de grupos produtivos. Veja o que você poderá adquirir no dia 12!

Cuias de Santarém: As cuias de Santarém feitas do fruto da cuieira são um símbolo do Pará. A prática artesanal da produção desses objetos é desenvolvida entre comunidades da região do Baixo Amazonas há mais de dois séculos. Hoje, o modo de fazer as cuias é registrado como Patrimônio Cultural pelo Iphan.

Coqueiro Campo: A cerâmica de Coqueiro Campo é produzida pelas artesãs dessa região do Vale do Jequitinhonha. A tradição manteve-se através das gerações: bisavós, avós, mães e filhas que hoje fazem moringas, vasilhas, panelas, potes e bonecas. Os pigmentos usados na decoração são naturais, extraídos de barro, encontrados nas diversas jazidas de argila da região. Siga: @bonequeiras

Serra da Capivara: Os ceramistas da Serra da Capivara buscam na arte rupestre presente nos paredões do Parque Nacional Serra da Capivara (Pi) inspiração para as peças utilitárias como moringas, pratos e canecas. Os objetos são produzidos por moradores do povoado Barreirinho, cercado pela natureza rústica da caatinga.

Central Veredas: A Central Veredas é uma cooperativa de grupos de artesãos da região da Serra das Araras no cerrado mineiro. Entre as peças estão mantas de tecelagem tingidas naturalmente com flores e raízes do cerrado, caixas de chá bordadas e peças trançadas com talos de buriti.


Tags:

Edição de Inverno, agrofloresta, artiz, design
[social_warfare]